Situado no Escudo Uruguaio-sul-riograndense, o domínio das pradarias é marcado por chuvas bem distribuídas e temperaturas amenas, típicas do clima subtropical. Suas áreas aplainadas e coxilhas, cobertas por gramíneas e matas subtropicais, refletem uma paisagem única no Brasil. Essas características fazem das pradarias uma região de relevância geológica e ambiental, abrigando uma rica biodiversidade.
Localização e clima do domínio das pradarias
Assim como o domínio das araucárias, o domínio das pradarias está sob o clima subtropical, marcado por suas chuvas bem distribuídas durante o ano e pelo inverno com redução significativa das temperaturas, provocando a maior amplitude térmica do país.
Relevo do domínio das pradarias
O domínio das pradarias se encontra no Escudo Uruguaio-sul-riograndense, uma área de formação geológica antiga. Seu relevo é formado por áreas aplainadas e coxilhas, que são colinas com declividade suave, dificilmente ultrapassando 450 metros de altitude.
Vegetação do domínio das pradarias
A vegetação do domínio das pradarias é formada predominantemente por herbáceas, com campos naturais de gramíneas, que formam imensas áreas de pastagens naturais. Esses campos são entremeados por matas subtropicais e florestas de araucárias. As pradarias são chamadas na linguagem indígena de Pampas gaúchos.
Referência bibliográfica
AB’SÁBER, Aziz.Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. [S.l: s.n.], 2005.