Pular para o conteúdo

Geo Síntese

Geo Síntese

Início » Os Curdos: Uma Nação Sem Estado

Os Curdos: Uma Nação Sem Estado

  • por
Os Curdos: Uma Nação Sem Estado

Descubra quem são os curdos, a maior nação sem Estado do planeta, sua história, luta por independência e os desafios que enfrentam na região do Oriente Médio.

Quem são os curdos? Por que essa população incomoda tanto a Turquia? Quem são, afinal, os curdos?

Os curdos têm uma história que remonta ao período inicial da civilização humana, na região que abrange partes do Iraque, Síria, Turquia, Armênia e também a região baixa da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, no Iraque. Hoje, eles constituem uma população de aproximadamente 25 a 35 milhões de pessoas, habitando uma região montanhosa que se estende por cinco países: Turquia, Iraque, Síria, Irã e Armênia.

Essa população não se identifica muito com as fronteiras políticas estabelecidas ao longo da história. Para os curdos, o seu país é uma mancha laranja no mapa, que abrange partes de cinco países. No entanto, apesar de diversas promessas ao longo dos anos, nunca conseguiram estabelecer um estado próprio. Os curdos são, de fato, a maior nação sem Estado do planeta.

Os curdos emergiram na planície da Mesopotâmia e nos planaltos das regiões sudeste da Turquia e nordeste da Síria. Atualmente, formam uma comunidade unida por raça, cultura e linguagem, apesar de não terem um dialeto padrão, já que alguns falam turco, outros falam sírio, entre outros. Além disso, possuem diversas religiões e credos, sendo a maioria muçulmana sunita.

Apesar de comporem o quarto maior grupo étnico do Oriente Médio, os curdos nunca conseguiram um país próprio. A criação de um estado curdo, conhecido como Curdistão, foi considerada no início do século XX, após a Primeira Guerra Mundial. No entanto, os planos foram frustrados em 1920, com o Tratado de Sèvres, que estabeleceu as fronteiras da Turquia moderna, sem considerar um estado curdo. Desde então, os curdos têm enfrentado obstáculos em sua busca por independência, principalmente por parte da Turquia, que possui a maior concentração dessa população.

Nos anos seguintes, todas as tentativas dos curdos de estabelecer um estado independente foram brutalmente anuladas, principalmente pela Turquia. Além disso, a falta de apoio durante a Segunda Guerra Mundial, quando os curdos não participaram do Dia D, em 1944, e declarações recentes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pioraram ainda mais a situação dos curdos.

Recentemente, a região habitada pelos curdos foi atingida por um terremoto, agravando ainda mais a situação dos refugiados. Essa região já era marcada pela guerra na Síria e pelo conflito entre curdos, sírios e turcos. As casas na região já estavam precárias devido aos onze anos de guerra civil síria. Muitas foram construídas como tendas, pois as autoridades negligenciaram a fiscalização das construções. Essa negligência política, somada ao conflito entre curdos, sírios e turcos, resultou em mais de 50 mil mortes na região mais pobre e mais castigada pela guerra, que também foi atingida pelo terremoto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *